Endereço informado à Secretaria é incompatível com a atividade de distribuição de combustível
Nem mesmo o sócio da empresa, cujo endereço também incompatível com o informado, foi entrevistado pela Secretaria de Fazenda. O objetivo dessa formalidade é evitar que o sócio seja laranja ou nem mesmo exista.
Isenção
Outro ponto que chama a atenção na autorização concedida é o fato de que a empresa foi concebida como “Eirelli”, o que exime os sócios de qualquer responsabilidade sobre as atividades da empresa, além de blindar o patrimônio deles. Neste caso, a Fazenda deve exigir uma garantia extra para o pagamento de tributos, mas esse ponto também passou despercebido pelo agente fiscal que concedeu a autorização.
A Sefaz-RJ informa que a Inscrição Estadual foi concedida estritamente de acordo com a legislação e que outras informações estão protegidas por sigilo fiscal.
Empresa tem no histórico grave incêndio
Em 2013, uma empresa do grupo da qual a Noroeste faz parte provocou o maior incêndio já registrado em Caxias. Milhares de pessoas foram acordadas pelo barulho de grandes explosões. O incêndio durou mais de 24 horas, matou um funcionário, feriu cerca de dez pessoas e atingiu mais de 116 residências.
No mesmo dia, o então secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que a empresa não dispunha de licença ambiental para operar. Soube-se, ainda, que havia sido interditada pela Polícia Federal e pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) em 2012. Vale destacar que a Noroeste também é acusada de cometer fraudes fiscais no estado de São Paulo, onde passou a atuar recentemente.