*Reunião Fosperj e Movimento Recomposição Salarial Já*
Na manhã de hoje, 23/10/24, lideranças sindicais do Fosperj e da Comissão do Movimento Recomposição Salarial se reuniram virtualmente para discutir os próximos passos na luta em defesa do Rioprevidência e pelo pagamento das parcelas do acordo ainda não honrado, além da inclusão da reposição salarial no orçamento para o ano de 2025, enviado à Alerj pelo Governador Claudio Castro.
1. Rioprevidência
Após uma longa exposição da situação atual e de previsão futura para os pagamentos das aposentadorias e pensões, foi deliberado pelas lideranças a necessidade de uma grande mobilização para blindar o Rioprevidência de qualquer ação que possa pôr em risco não só as atuais, como as futuras aposentadorias e pensões dos servidores.
*Deliberações;*
1) Participação amanhã 24//10/24 do Ato do dia nacional de mobilização e luta contra a PEC-66/23, contra os confiscos previdenciários. Essa mobilização, organizada pelo Sepe/RJ, será amanhã, às 10hs, na porta da Alerj, sendo que estará acontecendo simultaneamente em todo o País.
2) Construção de um documento um para ser entregue aos presidentes dos poderes Legislativo e Judiciáario, além de deputados em defesa do Rioprevidência.
3) Criação do grupo jurídico do Fosperj/Movimento RecomposiçãS salarial Já, com a participação do corpo jurídico dos sindicatos e associações para que, juntos, possamos fazer a defesa do Rioprevidência em todas as esferas.
4) Organização de um Ato, a ser marcado, na porta do Rioprevidência em defesa da nossa previdência.
5) Participação da Audiência Pública do Rio Previdência que será marcada na ALERJ, em data ainda a confirmar
6) Manter os aposentados e pensionistas mobilizados para as nossas próximas ações.
*2º. Luta pela inclusão da Recomposição Salarial para o orçamento de 2025;*
Foi feita uma retrospectiva da mesa de negociação com o governo. Essa mesa somente foi aberta após alguns atos que fizemos no Palácio Guanabara. Após 03 reuniões o governo apresentou o impacto financeiro. Em nossa última reunião com os representantes do governo a nossa comissão solicitou aos negociadores que a próxima reunião deveria contar com a presença dos secretários da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Tesouro, para que fosse apresentado o calendário dos pagamentos em atraso. Depois desse pedido o governo suspendeu a mesa de negociação.
Foi citada também essa indiferença que o Governo tem tratado todos os servidores do poder Executivo. Essa indiferença foi colocada na última audiência pública da Comissão de Orçamento da Alerj, quando os técnicos colocaram que não haveria previsão para reposição salarial para os servidores do poder Executivo, e tão somente, para os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário no orçamento de 2025.
*Deliberações;*
1) Acompanhamento pelas Lideranças de todo o processo tramitação do orçamento para o ano de 2025.
a) Visitas aos gabinetes na Alerj, com pedido de apoio e construção das emendas que garantam a reposição no próximo ano de 2025.
b) Participação das lideranças sindicais nas Audiências Públicas vindouras
c) Mobilização para apoiar as nossas emendas no dia da votação na Alerj, do orçamento para 2025.
d) Atos Públicos nas portas das secretarias e demais órgãos do estado, pela valorização dos servidores.